Wikipedia


 A Wikipédia é uma experiência colaborativa radical. É difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo. Discussões podem ser travadas no espaço apropriado de cada verbete, a estrutura simples de edição e formatação torna a criação fácil e prazerosa, mesmo para o não iniciados. Apesar disso tudo, o conceito é poderoso e difícil de ser assimilado por  aqueles que ainda tem uma   ideia fixa  de um “conhecimento central”, administrado por Ser um autor de um texto livre, dinâmico e mutável contrasta com o modelo linear e “seguro” dos livros, programas de televisão e mesmo do hipertexto padrão No entanto, a experiência da Wikipédia nos mostra que a confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo.

Em relação ao Wikcionário, é um projeto Web multilíngue.   Ao ter conhecimento sobre esses assuntos em estudo, é de grande importância para nossa vida particular e também profissional, pois quando quisermos orientar os nossos alunos à pesquisa é só dá o link a eles que tudo dará certo.

   Ao contrário do padrão normal do dicionário, este é escrito colaborativa mente por voluntários que usam o software Wiki permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.

   Este tipo de dicionário foi colocado online em 12 de dezembro de 2002, segundo uma proposta de Daniel Alston.

Wikicionário é o nome oficial  apenas na versão em Língua Portuguesa de um projeto originalmente de Língua Inglesa, no qual chama-se Wiktionary.

   No dia- a -dia da sala de aula pode usar esses conteúdos como forma de pesquisas para enriquecer os nossos conhecimentos e dos educandos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário